quarta-feira, 20 de novembro de 2013




A luta não acabou, temos que difundir a ideia da consciência negra na sociedade para que tenhamos um estado tolerante onde prevaleça a igualdade racial, sem preconceitos.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dia Nacional da Consciência Negra (dia 20)

  O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
  A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo tinha a função de lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.
  O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
  Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
  Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
  O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.
  Em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatório o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.

Feriado no Dia da Consciência Negra


   Em 2011, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei 12.519/2011, lei que criou a data, mas que não obriga que ela seja feriado. Isso significa que ser feriado ou não vai variar de cidade para cidade. O Dia da Consciência Negra é um feriado em mais de 800 cidades brasileiras.

Reflexão

  Neste dia 20 de novembro, dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e de toda a sua história de lutas.
  Queremos que as pessoas se sensibilizem com o preconceito. Quando presenciarem uma situação lute contra ela e não pule fora, como acontece. De nada adianta o branco fazer parte das tradições negras, se no dia a dia ele não se sensibiliza com as coisas que acontecem a sua volta. Levantar a bandeira contra o preconceito tem que acontecer todos os dias.


Moderadora: Lillianny I.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Eletrização

A carga elétrica de um corpo não pode ser criada ou destruída, somente transferida de um corpo para o outro. E podem ocorrer por meio do: o atrito, o contato e a indução. 


  • Eletrização por atritoQuando dois corpos são atritados, pode ocorrer a passagem de elétrons de um corpo para outro.
  • Eletrização por contato: Quando dois corpos condutores (um eletrizado e um neutro) entram em contato ocorre a passagem de elétrons de um para o outro, deixando o corpo neutro eletrizado.

  • Eletrização por indução: Quando dois corpos ( um neutro e um de carga negativa) se aproximam, ocorre a separação das cargas ( negativas e positivas), do corpo neutro, de maneira que os seus elétrons fiquem o mais distante possível do outro corpo.

  • Na eletrização por atrito, os dois corpos envolvidos ficam carregados com cargas iguais, em intensidade, porém de sinais contrários.

    Na eletrização por contato, os corpos condutores ficam eletrizados com cargas de mesmo sinal, e não necessariamente em mesma intensidade.







      Moderador: Ursula P.


      domingo, 17 de novembro de 2013

      História da eletricidade

      A História da Eletricidade

      A História da Eletricidade
      Palácio da Eletricidade e seu interior

        Desde os primórdios da humanidade, o homem sempre se mostrou argumentativo sobre diversos assuntos, entre eles a eletricidade, que hoje é responsável por tantas facilidades no mundo moderno. Mas nem sempre foi assim...
        A História da eletricidade tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos de madeira e penas.
        Tal observação iniciou o estudo de uma nova ciência derivada dessa atração.
        Os estudos de Thales foram continuados por diversas personalidades, como o médico da rainha da Inglaterra Willian Gilbert, que, em 1600, denominou o evento de atração dos corpos de eletricidade.
        Também foi ele quem descobriu que outros objetos, ao serem atritados com o âmbar, também se eletrizam, e por isso chamou tais objetos de elétricos.
        Em 1730, o físico inglês Stephen Gray identificou que, além da eletrização por atrito, também era possível eletrizar corpos por contato (encostando um corpo eletrizado num corpo neutro). Através de tais observações, ele chegou ao conceito de existência de materiais que conduzem a eletricidade com maior e menor eficácia, e os denominou como condutores e isolantes elétricos. Com isso, Gray viu a possibilidade de canalizar a eletricidade e levá-la de um corpo a outro.
        O químico francês Charles Dufay também contribuiu enormemente para a aprimoração dos estudos da eletricidade, quando, em 1733, propôs a existência de dois tipos de eletricidade, a vítrea e a resinosa, que fomentaram a hipótese de existência de fluidos elétricos.
        Essa teoria foi, mais tarde, por volta de 1750, continuada pelo conhecido físico e político Benjamin Franklin, que propôs uma teoria na qual tais fluidos seriam na verdade um único fluido. Baseado nessa teoria, pela primeira vez se conhecia os termos positivo e negativo na eletricidade.
        As contribuições para o então entendimento sobre a natureza da eletricidade tem se aprofundado desde o século XIX, quando a ideia do átomo como elemento constituinte da matéria foi aceita e, com ela, a convicção de que a eletricidade é uma propriedade de partículas elementares que compõem o átomo (elétrons, prótons e nêutrons).
        Por volta de 1960, foi proposta a existência de seis pares de partículas elementares dotadas de carga elétrica – os quarks, que compõem outras particularidades como os prótons que, então, deixam de ser elementares.


      Fonte: http://www.mundoeducacao.com/fisica/a-historia-eletricidade.htm

      Carga Elétrica

        A matéria que constitui todos os materiais são constituídas de átomos.
        Os átomos são constituídos, pela concepção mais clássica, de prótons(P), nêutrons(N) e elétrons(e).
        Sendo que a carga elétrica de cada um é respectivamente positiva, neutra e negativa.
      Assim:

        Com certos estudos na área de física pode-se provar que a carga elétrica transportada por um próton é a mesma que a de um elétron, que serão diferenciadas apenas pelas cargas de sinais opostos.
      Assim pode se determinar a carga elétrica elementar indicada pela letra e , cujo valor é:
      e = 1,6 . 10-19 Coulomb(C), sendo C no sistema internacional de unidades.

      Fatos:
      Se um corpo está com carga elétrica positiva existe uma falta de elétrons, assim o número de prótons é maior que o número de elétrons.
      Se um corpo está com carga elétrica negativa existe uma falta de prótons, assim o número de prótons é menor que o número de elétrons.
      Se um corpo está com carga elétrica neutra, o número de prótons é igual ao número de elétrons.

      O módulo da carga elétrica pode ser definido como:
      Q = n.e

      Onde Q é o módulo da carga elétrica, n é a quantidade de elétrons,e e é a carga elétrica elementar, e = 1,6 . 10-19C.

        Quando dois corpos são atritados, há uma transferência de elétrons, do corpo que possua menor eletronegatividade, para o de maior. Exemplo: uma caneta de acrílico atritada com uma flanela de lã faz com que a caneta possa atrair objetos.
        Um fato muito importante é que os prótons e neutros não se deslocam com a eletrização, somente os elétrons.


      quinta-feira, 17 de outubro de 2013

      Exercício Físico


      Física
      Seja cinemática
      Dinâmica ou Estática
      Tudo você aprenderá na prática
      A importância da mecânica é evidente
      Pois no mundo o movimento é sempre presente
      Para padronizar medidas o SI é usado
      E a aceleração é em metro por segundo ao quadrado
      Na fotografia estroboscópica ou de múltipla exposição
      Tenho milhares de flashes de uma mesma ação
      Para o movimento do pêndulo analisar
      Inúmeros tempos terei que marcar
      Depois, para um bom arredondamento fazer
      Critérios devo estabelecer
      Identificar o correto, identificar o duvidoso
      Como aprender física é gostoso


      O que é e como surgiu o blog.


      Blog é uma forma de site, caracterizado por uma coluna central, compreendendo um conjunto de textos/fotos, ordenados cronologicamente (geralmente pelo artigos mais recentes), frequentemente atualizada e uma ou duas colunas laterais de links ou outros destaques.



      O formato blog surgiu em 1997, quando Dave Winner deixou seu emprego de colunista na revista Wired e passou a disponibilizar seus textos em um site pessoal, onde o conteúdo era organizado por data, de modo que o artigo mais novo fosse posto em cima do outro mais velho.



      Algum tempo depois, o internauta John Barger apelidou esse formato de weblog(Registro na Rede), até que em 1999, um navegante resolveu fazer uma brincadeira, dizendo “we blog” (Nós blogamos) e ai o termo blog pegou.

      Porém, o fato mais importante na história do blog, com certeza foi quando Evan Williams inventou uma ferramenta de publicação para que os funcionários da sua empresa (Pyra Labs) pudessem estar atualizados sobre os projetos dos outros e chamou-a de Blogger. Mais tarde, ele disponibilizou o serviço pela internet. Em 2003, a Pyra Labs foi comprada pelo Google.



      Essa ferramenta possibilitou que eu, você e qualquer pessoa, mesmo que desconhecesse HTML, pudesse criar e atualizar o próprio blog. Ou seja, o processo se tornou tão simples quanto enviar um e-mail.

       
      Legal, vou fazer o meu também! 


      Em geral, existem seis usos comuns dos blogs:

      1) O blog diário, onde as pessoas postam sobre si. Ex: Diário da Analy. Em geral, todos os blogs relatam um pouco da vida pessoal do autor.

      2) O blog jornalístico, onde o autor posta notícias. Ex: Blog do Noblat.

      3) O blog indicativo, onde quem escreve indica diversos links interessantes (ou não). Ex: Ueba.

      4) O blog diversificado, onde o autor pode misturar os três gêneros de cima e postar matérias escritas por ele mesmo. Ex: Pensar Enlouquece.

      5) O blog publicitário, que é uma forma de aproximar o cliente dos funcionários da empresa. Ex: Brasil Digital@Intel.

      6) O blog ajuda, onde o autor oferece explicações e dicas sobre mais diversos conteúdos. Ex: UsuárioCompulsivo.

      Hoje, pela imensidão que o blog tomou houve-se até falar em uma revolução blog. Segundo a Technorati (empresa que cataloga blogs), existe mais de 70 milhões de blogs e não é difícil entender porque eles se tornaram tão populares:

      1)atinge um grande número de pessoas.

      2)é de graça.
      3)é fácil escrever suas idéias.

      4)os autores mantêm uma comunidade entre si, onde um “linka” e refere-se ao blog do outro em seus artigos.

      Technorati: Mais de 70 milhões de blogs estão catalogados e 120 mil são criados a cada dia.


      Diferentes de outros sites, os blogs são escritos por pessoas comuns e não por jornalistas. Os autores escrevem por gostar de compartilhar suas idéias e não somente por dinheiro. Além disso, o contato que têm com os leitores pelos comentários, geralmente é muito satisfatório.

      O blog também é uma ferramenta social. Seu autor, livre e independente, tem o papel de refletir sobre diversos temas e refletir envolve descrever, informar, confrontar e reconstruir. O autor guia seus leitores a ver o assunto por outras perspectivas e isso é enriquecido ainda mais com os comentários, feito pelos próprios leitores.


      Vocabulário blogger:

      Blogar: escrever ou editar um texto no blogger.
      Blogroll: lista de blogs frequentemente acessados por uma pessoa.
      Blogosfera: comunidade formada por todos os blogueiros.
      Blogueiro ou bloguista: o autor do blog.



      FONTE: http://glaucoshuo.blogspot.com.br/2009/08/blog-o-que-e-como-surgiu-e-porque-ele.html

      quarta-feira, 9 de outubro de 2013

      Energia Cinética

        Energia cinética é a energia que está relacionada à movimentação dos corpos, ou seja, é a energia que um corpo possui em virtude de ele estar em movimentoEste tipo de energia é uma grandeza escalar que depende da massa e do módulo da velocidade do corpo em questão. Quanto maior o módulo da velocidade do corpo, maior é a energia cinética. Quando o corpo está em repouso, ou seja, o módulo da velocidade é nulo, a energia cinética é nula. Mas como podemos calcular a energia cinética de um corpo? Ao fazer algumas observações sobre os movimentos dos corpos, podemos concluir que a energia cinética de um corpo será cada vez maior quanto maior for a sua velocidade. Do mesmo modo, poderemos concluir que quanto maior for a massa de um corpo maior será sua energia cinética. Para mostrar isso, tomemos como exemplo uma motocicleta e um caminhão. Somente pelas dimensões é possível notar que o caminhão possui mais massa em relação à moto, e que ele também desenvolve velocidades maiores que a de uma moto.   De forma a sintetizar essas observações, é possível escrever energia cinética a partir da seguinte equação:


        Onde m é a massa do corpo e V é a sua velocidade. A unidade de energia cinética é o joule, representado pela letra J.

      Expressão geral para o cálculo da energia cinética


        Um objeto de massa m que se move a uma velocidade de módulo v, possui uma energia cinética K que é expressa na mecânica clássica como:

      K = \frac{mv^2}{2}~.
      Moderador: Andreza Pereira

      Quanto mais rápido você se mover mais pesado você fica


      Antes que alguém fique fazendo piadinhas que correr engorda, devo informar que esse aumento de peso é momentâneo…
      Tendo a velocidade da luz como limite, imagine que você está correndo no limite dela, de repente alguém lhe empurra, ou seja, você deveria ir mais rápido, mas como já está no limite essa energia acaba virando massa, e você ganha peso.
      Moderador: Roseane Leandro
      Fonte:minilua.com

      Se o Sol fosse feito de bananas seria tão quente quanto é normalmente


      O sol funciona de maneira bastante simples: devido sua enorme massa ele cria uma descomunal gravidade. Por isso seu núcleo sofre uma pressão inimaginável, que faz com que os átomos de hidrogênio que o compõe comecem a se bater lá dentro, de forma que eles se fundem gerando hélio. O que sobra dessa fusão nuclear é energia pura (como nas bombas atômicas), e isso que faz com que ele seja quente pra cacete.
      Mas o interessante é que se o sol fosse de bananas, ele esquentaria do mesmo jeito, pois a teria a mesma massa e geraria a mesma pressão. O problema é que por as bananas não serem de hidrogênio ele se consumiria muito mais rápido.
      Moderador: Úrsula Pereira

      terça-feira, 8 de outubro de 2013

      Espelhos Planos

        Um espelho plano é aquele em que a superfície de reflexão é totalmente plana.
        Os espelhos geralmente são feitos de uma superfície metálica bem polida. É comum, usar-se uma placa de vidro onde se deposita uma fina camada de prata ou alumínio em uma das faces, tornando a outra um espelho.
      Outras características dos espelhos planos são:
      - a imagem refletida tem o mesmo tamanho do objeto;
      - cada objeto corresponde a uma imagem;
      - imagem e objeto não se sobrepõem.


        Para obter um bom grau de reflexão, é necessário que a variação do poder refletor com o ângulo de incidência do espelho seja a menor possível. O exemplo mais comum de espelho plano é o vidro, que permite a formação de imagens nítidas.
        Quando estendemos o braço direito, por exemplo, na frente de um espelho, a imagem refletida estenderá o braço esquerdo, ou seja, refletindo ao contrário. Esse fenômeno é chamado de enantiomorfismo e é uma das características da reflexão de imagens em espelhos planos.

        A Enantiomorfos (enantiomorfismo) ou seja, a simetria de dois objetos que não podem ser sobrepostos. Na formação da imagem existe uma inversão da direita para a esquerda e não de baixo para cima. Por exemplo, uma imagem refletida da mão esquerda de uma pessoa será a mão direita, no entanto a imagem dos pés refletidos não significa que eles estão na cabeça. Isso nos leva a crer que nunca na vida, uma pessoa conseguiu observar a própria face como ela realmente é (utilizando espelhos).

        São muitos os exemplos em nosso dia a dia dessa aplicação, um bem comum dessa característica estão nas ambulâncias, pois se repararmos na frente delas está escrita a palavra ambulância invertida, isso porque o carro que estiver a frente ao observá-la pelo retrovisor verá a palavra escrita corretamente.

      Figura 3 – Exemplo de imagem real que será invertida ao ser observado por um espelho plano.
      Figura 3 – Exemplo de imagem real que será invertida ao ser observado por um espelho plano.

      Associação de dois espelhos planos


        Quando usamos apenas um espelho plano observamos uma única imagem de cada objeto. Porém se colocarmos o objeto entre dois espelhos que formam um ângulo entre si, poderemos notar mais de duas imagens. O número de imagens nada mais é do que o resultado de sucessivas reflexões nos dois espelhos, que aumenta a medida que o ângulo entre os espelhos diminui.
      Figura 5 – Ilustra a associação de dois espelhos com um determinado ângulo. Imagem: http://www.dma.uem.br/matemativa/conteudo/exposicao/simetrias/ frisos_rosetas/2_espelhos_articulados/s08_15.JPG
      Ilustra a associação de dois espelhos com um determinado ângulo. 
        De maneira geral, podemos utilizar uma expressão matemática que relaciona o número de imagens n com o ângulo entre os espelhos a.






      Atividade com resolução

      1º) Defina espelhos plano:
          R= É aquele em que a superfície de reflexão é totalmente plana.

      2º) Como geralmente são feitos os espelhos?
          R= De uma superfície metálica bem polida.

      3º) Defina o que é Enantiomorfos:
          R= Ou enantiomorfismo é a simetria de dois objetos que não podem ser sobrepostos.

      4º) Qual a formula para se calcular o numero de imagens?
          R= 

      5º) Para se obter um bom grau de reflexão o que é necessário?
          R= É necessário que a variação do poder refletor com o ângulo de incidência do espelho seja a menor possível.



      Moderador: Lillianny Ingridy

      sábado, 21 de setembro de 2013

      Caminhada da Paz

        O turno da tarde deram continuidade com as comemorações do dia internacional da Paz com as aluna Isabelle e Ursula do 2º Ano A e a Professora Edicléia B. S. Medeiros a abertura do turno se deu com as palavras da diretora Mª do Socorro Rodrigues e logo em seguida apresentações de slides, mensagens e danças, e a participação de alguns professores (Seu João, Mª da Conceição, Mª do Carmo, Isis, a coordenadora pedagógica, Joelita, Socorrinha entre outros).

        Tivemos também confecções de cartazes e da Receita da torta da paz.









       Enfim terminamos o dia com a caminhada da paz com parada no centro da cidade para apresentação de danças.
        





      Parabéns aos professores e alunos que participaram deste momento.

      Fonte: Lillianny Ingridy

      Momento da paz

        No dia 20 de Setembro aconteceu na Escola José Nominando de Água branca o momento da PAZ comemorando antecipadamente o dia internacional da paz que acontece a 25 anos ou seja desde 1988 no dia 21 de Setembro.
        No turno da manhã os alunos foram recepcionados na entrada da escola com mensagens ao som da música Paz de Roupa Nova, no pátio da Escola a vice-diretora Ângela deu abertura deste momento falando da importância deste tema.
        As alunas Isabelle Silvério e Úrsula juntamente com a Prof: Edicleia ministraram as apresentações de danças e a Dinâmica Mural da Paz.
        Logo após, os professores Seu João, Isis, Marinésio, Vertone e a coordenadora pedagógica Joselma falaram da importância deste dia sem esquecer do monitor Renato que ate cantou com os alunos e a nossa cozinheira Jacicleide também participou.
        Total integração alunos, professores e funcionários.


























      Fonte: Lillianny Ingridy