terça-feira, 8 de outubro de 2013

Espelhos Planos

  Um espelho plano é aquele em que a superfície de reflexão é totalmente plana.
  Os espelhos geralmente são feitos de uma superfície metálica bem polida. É comum, usar-se uma placa de vidro onde se deposita uma fina camada de prata ou alumínio em uma das faces, tornando a outra um espelho.
Outras características dos espelhos planos são:
- a imagem refletida tem o mesmo tamanho do objeto;
- cada objeto corresponde a uma imagem;
- imagem e objeto não se sobrepõem.


  Para obter um bom grau de reflexão, é necessário que a variação do poder refletor com o ângulo de incidência do espelho seja a menor possível. O exemplo mais comum de espelho plano é o vidro, que permite a formação de imagens nítidas.
  Quando estendemos o braço direito, por exemplo, na frente de um espelho, a imagem refletida estenderá o braço esquerdo, ou seja, refletindo ao contrário. Esse fenômeno é chamado de enantiomorfismo e é uma das características da reflexão de imagens em espelhos planos.

  A Enantiomorfos (enantiomorfismo) ou seja, a simetria de dois objetos que não podem ser sobrepostos. Na formação da imagem existe uma inversão da direita para a esquerda e não de baixo para cima. Por exemplo, uma imagem refletida da mão esquerda de uma pessoa será a mão direita, no entanto a imagem dos pés refletidos não significa que eles estão na cabeça. Isso nos leva a crer que nunca na vida, uma pessoa conseguiu observar a própria face como ela realmente é (utilizando espelhos).

  São muitos os exemplos em nosso dia a dia dessa aplicação, um bem comum dessa característica estão nas ambulâncias, pois se repararmos na frente delas está escrita a palavra ambulância invertida, isso porque o carro que estiver a frente ao observá-la pelo retrovisor verá a palavra escrita corretamente.

Figura 3 – Exemplo de imagem real que será invertida ao ser observado por um espelho plano.
Figura 3 – Exemplo de imagem real que será invertida ao ser observado por um espelho plano.

Associação de dois espelhos planos


  Quando usamos apenas um espelho plano observamos uma única imagem de cada objeto. Porém se colocarmos o objeto entre dois espelhos que formam um ângulo entre si, poderemos notar mais de duas imagens. O número de imagens nada mais é do que o resultado de sucessivas reflexões nos dois espelhos, que aumenta a medida que o ângulo entre os espelhos diminui.
Figura 5 – Ilustra a associação de dois espelhos com um determinado ângulo. Imagem: http://www.dma.uem.br/matemativa/conteudo/exposicao/simetrias/ frisos_rosetas/2_espelhos_articulados/s08_15.JPG
Ilustra a associação de dois espelhos com um determinado ângulo. 
  De maneira geral, podemos utilizar uma expressão matemática que relaciona o número de imagens n com o ângulo entre os espelhos a.






Atividade com resolução

1º) Defina espelhos plano:
    R= É aquele em que a superfície de reflexão é totalmente plana.

2º) Como geralmente são feitos os espelhos?
    R= De uma superfície metálica bem polida.

3º) Defina o que é Enantiomorfos:
    R= Ou enantiomorfismo é a simetria de dois objetos que não podem ser sobrepostos.

4º) Qual a formula para se calcular o numero de imagens?
    R= 

5º) Para se obter um bom grau de reflexão o que é necessário?
    R= É necessário que a variação do poder refletor com o ângulo de incidência do espelho seja a menor possível.



Moderador: Lillianny Ingridy

Um comentário:

  1. AGORA FAÇA UM RESUMO DO QUE VOCÊ ENTENDEU,E FORMULE 5 QUESTÕES COM RESOLUÇÃO.

    ResponderExcluir