quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Exercício Físico


Física
Seja cinemática
Dinâmica ou Estática
Tudo você aprenderá na prática
A importância da mecânica é evidente
Pois no mundo o movimento é sempre presente
Para padronizar medidas o SI é usado
E a aceleração é em metro por segundo ao quadrado
Na fotografia estroboscópica ou de múltipla exposição
Tenho milhares de flashes de uma mesma ação
Para o movimento do pêndulo analisar
Inúmeros tempos terei que marcar
Depois, para um bom arredondamento fazer
Critérios devo estabelecer
Identificar o correto, identificar o duvidoso
Como aprender física é gostoso


O que é e como surgiu o blog.


Blog é uma forma de site, caracterizado por uma coluna central, compreendendo um conjunto de textos/fotos, ordenados cronologicamente (geralmente pelo artigos mais recentes), frequentemente atualizada e uma ou duas colunas laterais de links ou outros destaques.



O formato blog surgiu em 1997, quando Dave Winner deixou seu emprego de colunista na revista Wired e passou a disponibilizar seus textos em um site pessoal, onde o conteúdo era organizado por data, de modo que o artigo mais novo fosse posto em cima do outro mais velho.



Algum tempo depois, o internauta John Barger apelidou esse formato de weblog(Registro na Rede), até que em 1999, um navegante resolveu fazer uma brincadeira, dizendo “we blog” (Nós blogamos) e ai o termo blog pegou.

Porém, o fato mais importante na história do blog, com certeza foi quando Evan Williams inventou uma ferramenta de publicação para que os funcionários da sua empresa (Pyra Labs) pudessem estar atualizados sobre os projetos dos outros e chamou-a de Blogger. Mais tarde, ele disponibilizou o serviço pela internet. Em 2003, a Pyra Labs foi comprada pelo Google.



Essa ferramenta possibilitou que eu, você e qualquer pessoa, mesmo que desconhecesse HTML, pudesse criar e atualizar o próprio blog. Ou seja, o processo se tornou tão simples quanto enviar um e-mail.

 
Legal, vou fazer o meu também! 


Em geral, existem seis usos comuns dos blogs:

1) O blog diário, onde as pessoas postam sobre si. Ex: Diário da Analy. Em geral, todos os blogs relatam um pouco da vida pessoal do autor.

2) O blog jornalístico, onde o autor posta notícias. Ex: Blog do Noblat.

3) O blog indicativo, onde quem escreve indica diversos links interessantes (ou não). Ex: Ueba.

4) O blog diversificado, onde o autor pode misturar os três gêneros de cima e postar matérias escritas por ele mesmo. Ex: Pensar Enlouquece.

5) O blog publicitário, que é uma forma de aproximar o cliente dos funcionários da empresa. Ex: Brasil Digital@Intel.

6) O blog ajuda, onde o autor oferece explicações e dicas sobre mais diversos conteúdos. Ex: UsuárioCompulsivo.

Hoje, pela imensidão que o blog tomou houve-se até falar em uma revolução blog. Segundo a Technorati (empresa que cataloga blogs), existe mais de 70 milhões de blogs e não é difícil entender porque eles se tornaram tão populares:

1)atinge um grande número de pessoas.

2)é de graça.
3)é fácil escrever suas idéias.

4)os autores mantêm uma comunidade entre si, onde um “linka” e refere-se ao blog do outro em seus artigos.

Technorati: Mais de 70 milhões de blogs estão catalogados e 120 mil são criados a cada dia.


Diferentes de outros sites, os blogs são escritos por pessoas comuns e não por jornalistas. Os autores escrevem por gostar de compartilhar suas idéias e não somente por dinheiro. Além disso, o contato que têm com os leitores pelos comentários, geralmente é muito satisfatório.

O blog também é uma ferramenta social. Seu autor, livre e independente, tem o papel de refletir sobre diversos temas e refletir envolve descrever, informar, confrontar e reconstruir. O autor guia seus leitores a ver o assunto por outras perspectivas e isso é enriquecido ainda mais com os comentários, feito pelos próprios leitores.


Vocabulário blogger:

Blogar: escrever ou editar um texto no blogger.
Blogroll: lista de blogs frequentemente acessados por uma pessoa.
Blogosfera: comunidade formada por todos os blogueiros.
Blogueiro ou bloguista: o autor do blog.



FONTE: http://glaucoshuo.blogspot.com.br/2009/08/blog-o-que-e-como-surgiu-e-porque-ele.html

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Energia Cinética

  Energia cinética é a energia que está relacionada à movimentação dos corpos, ou seja, é a energia que um corpo possui em virtude de ele estar em movimentoEste tipo de energia é uma grandeza escalar que depende da massa e do módulo da velocidade do corpo em questão. Quanto maior o módulo da velocidade do corpo, maior é a energia cinética. Quando o corpo está em repouso, ou seja, o módulo da velocidade é nulo, a energia cinética é nula. Mas como podemos calcular a energia cinética de um corpo? Ao fazer algumas observações sobre os movimentos dos corpos, podemos concluir que a energia cinética de um corpo será cada vez maior quanto maior for a sua velocidade. Do mesmo modo, poderemos concluir que quanto maior for a massa de um corpo maior será sua energia cinética. Para mostrar isso, tomemos como exemplo uma motocicleta e um caminhão. Somente pelas dimensões é possível notar que o caminhão possui mais massa em relação à moto, e que ele também desenvolve velocidades maiores que a de uma moto.   De forma a sintetizar essas observações, é possível escrever energia cinética a partir da seguinte equação:


  Onde m é a massa do corpo e V é a sua velocidade. A unidade de energia cinética é o joule, representado pela letra J.

Expressão geral para o cálculo da energia cinética


  Um objeto de massa m que se move a uma velocidade de módulo v, possui uma energia cinética K que é expressa na mecânica clássica como:

K = \frac{mv^2}{2}~.
Moderador: Andreza Pereira

Quanto mais rápido você se mover mais pesado você fica


Antes que alguém fique fazendo piadinhas que correr engorda, devo informar que esse aumento de peso é momentâneo…
Tendo a velocidade da luz como limite, imagine que você está correndo no limite dela, de repente alguém lhe empurra, ou seja, você deveria ir mais rápido, mas como já está no limite essa energia acaba virando massa, e você ganha peso.
Moderador: Roseane Leandro
Fonte:minilua.com

Se o Sol fosse feito de bananas seria tão quente quanto é normalmente


O sol funciona de maneira bastante simples: devido sua enorme massa ele cria uma descomunal gravidade. Por isso seu núcleo sofre uma pressão inimaginável, que faz com que os átomos de hidrogênio que o compõe comecem a se bater lá dentro, de forma que eles se fundem gerando hélio. O que sobra dessa fusão nuclear é energia pura (como nas bombas atômicas), e isso que faz com que ele seja quente pra cacete.
Mas o interessante é que se o sol fosse de bananas, ele esquentaria do mesmo jeito, pois a teria a mesma massa e geraria a mesma pressão. O problema é que por as bananas não serem de hidrogênio ele se consumiria muito mais rápido.
Moderador: Úrsula Pereira

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Espelhos Planos

  Um espelho plano é aquele em que a superfície de reflexão é totalmente plana.
  Os espelhos geralmente são feitos de uma superfície metálica bem polida. É comum, usar-se uma placa de vidro onde se deposita uma fina camada de prata ou alumínio em uma das faces, tornando a outra um espelho.
Outras características dos espelhos planos são:
- a imagem refletida tem o mesmo tamanho do objeto;
- cada objeto corresponde a uma imagem;
- imagem e objeto não se sobrepõem.


  Para obter um bom grau de reflexão, é necessário que a variação do poder refletor com o ângulo de incidência do espelho seja a menor possível. O exemplo mais comum de espelho plano é o vidro, que permite a formação de imagens nítidas.
  Quando estendemos o braço direito, por exemplo, na frente de um espelho, a imagem refletida estenderá o braço esquerdo, ou seja, refletindo ao contrário. Esse fenômeno é chamado de enantiomorfismo e é uma das características da reflexão de imagens em espelhos planos.

  A Enantiomorfos (enantiomorfismo) ou seja, a simetria de dois objetos que não podem ser sobrepostos. Na formação da imagem existe uma inversão da direita para a esquerda e não de baixo para cima. Por exemplo, uma imagem refletida da mão esquerda de uma pessoa será a mão direita, no entanto a imagem dos pés refletidos não significa que eles estão na cabeça. Isso nos leva a crer que nunca na vida, uma pessoa conseguiu observar a própria face como ela realmente é (utilizando espelhos).

  São muitos os exemplos em nosso dia a dia dessa aplicação, um bem comum dessa característica estão nas ambulâncias, pois se repararmos na frente delas está escrita a palavra ambulância invertida, isso porque o carro que estiver a frente ao observá-la pelo retrovisor verá a palavra escrita corretamente.

Figura 3 – Exemplo de imagem real que será invertida ao ser observado por um espelho plano.
Figura 3 – Exemplo de imagem real que será invertida ao ser observado por um espelho plano.

Associação de dois espelhos planos


  Quando usamos apenas um espelho plano observamos uma única imagem de cada objeto. Porém se colocarmos o objeto entre dois espelhos que formam um ângulo entre si, poderemos notar mais de duas imagens. O número de imagens nada mais é do que o resultado de sucessivas reflexões nos dois espelhos, que aumenta a medida que o ângulo entre os espelhos diminui.
Figura 5 – Ilustra a associação de dois espelhos com um determinado ângulo. Imagem: http://www.dma.uem.br/matemativa/conteudo/exposicao/simetrias/ frisos_rosetas/2_espelhos_articulados/s08_15.JPG
Ilustra a associação de dois espelhos com um determinado ângulo. 
  De maneira geral, podemos utilizar uma expressão matemática que relaciona o número de imagens n com o ângulo entre os espelhos a.






Atividade com resolução

1º) Defina espelhos plano:
    R= É aquele em que a superfície de reflexão é totalmente plana.

2º) Como geralmente são feitos os espelhos?
    R= De uma superfície metálica bem polida.

3º) Defina o que é Enantiomorfos:
    R= Ou enantiomorfismo é a simetria de dois objetos que não podem ser sobrepostos.

4º) Qual a formula para se calcular o numero de imagens?
    R= 

5º) Para se obter um bom grau de reflexão o que é necessário?
    R= É necessário que a variação do poder refletor com o ângulo de incidência do espelho seja a menor possível.



Moderador: Lillianny Ingridy